Viver em Casa dos Pais: Vergonha + Despesas

13 Comments
Oi gente espero que esteja tudo bem com vocês.

Hoje venho falar-vos de um tema que tem andado muito na minha cabeça que é morar com os pais. Actualmente os filhos saem cada vez mais tarde de casa dos pais devido a vários factores: não têm estabilidade financeira, estudam até mais tarde, etc.
A verdade é que seja quais forem os motivos para as pessoas ainda viverem com os pais devíamos respeitar e não fazer juízos de valor. Ninguém sabe o que se passa na vida do outro para opinar ou mandar bitaites ou insultar. Cada um sabe da sua vida.
Eu ainda moro com a minha mãe e não faço planos de sair daqui tão cedo. Não sinto qualquer necessidade de o fazer. Somos só duas, e se eu sair quem fica com a minha mãe? Vou deixá-la aqui sozinha? Talvez se por um acaso da vida eu encontrar alguém com quem queira juntar os meus trapinhos aí sim eu saia, mas entretanto não tenho necessidade e nem a minha mãe se importa que eu cá esteja. Podemos ter as nossas discussões contudo eu tenho o meu espaço à mesma.
Não acho que seja vergonha nenhuma viver com os pais. Nem sempre a vida corre como queremos ou como gostaríamos. Por vezes existem obstáculos inesperados que temporariamente nos impedem de alcançar o que queremos.  Eu sei bem que estive estagnada durante uns tempos. Não conseguia avançar, caí num abismo difícil de sair. Tinha medo de tudo, de sair da minha zona de conforto, de tentar, de ir mais além. Ainda estou em fase de recuperação. A recuperar o meu valor. As doenças não são só físicas, sabem?


Uma coisa que eu também oiço muito é que eu devo ter muito dinheiro. Porque se vivo com a minha mãe não tenho despesas...é completamente descabido este tipo de pensamento. Ninguém sabe da minha vida para saber as minhas despesas. Não é como se eu anunciasse ao mundo. Eu tenho despesas. Acabei de remodelar o meu quarto inteiro. Tenho carro, tenho de pagar seguro, inspecção, oficina, gasóleo. Tenho que cuidar da minha saúde. Só este mês gastei 300€ em dentista. Mas não tenho despesas e estou rica...Não é porque eu moro com a minha mãe que ela paga-me tudo e fico com o ordenado só para mim. Não. Isso não acontece. 
Julgar o livro pela capa é fácil. Julgar as outras pessoas é fácil. Conseguir compreendê-las é que é a parte difícil. Ninguém sabe o sofrimento do outro, o porquê das escolhas do outro. Ninguém sabe as dificuldades. É fácil julgar: não quer trabalhar, não se faz à vida por isso ainda vive com os pais, quer viver às custas deles...Sabem lá vocês se é realmente assim? Uma pessoa pode trabalhar, pode pagar as suas coisinhas, não viver às custas de ninguém e mesmo assim viver com os pais. E depois qual é o mal? Ou uma pessoa pode não conseguir arranjar emprego ou andar a saltitar de emprego em emprego porque só fica seis meses em cada sítio e não querer arriscar sair de casa dos pais. Existem mil e uma explicações para as escolhas pessoais e individuais de cada um e a nós basta respeitar.

Beijinhos.


You may also like

13 comentários:

  1. Isso! Só quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro. Julgamentos a priori sem se conhecer os factos todos, seja em que situação for, valem 0.

    ResponderEliminar
  2. Como eu digo cada um sabe de si
    mas também posso dizer que ainda tanto eu como o meu mano vivemos com os nossos pais e não é vergonha nenhuma
    Beijinhos
    Novo post ( Review Kit de pinceis ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Parabéns voce é muito responsaveis continua a viver importante voces felizes, quando eu voltar para o meu pais quero voltar a viver com minha familia, ja morei muito anos sozinha e morro de saudades dos lindos momentos...
    Beijo
    www.gattavaidosa.com

    ResponderEliminar
  4. Cada um sempre sabe da sua própria vida. Sabe aquela história que a grama do vizinho é sempre mais verde? Nem sempre é! Vergonha nenhuma viver com os pais!! os pais dão amor, dão carinho, mas ensinam sobre a responsabilidade diária.

    breximenes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. As pessoas gostam muito de julgar a vida alheia, se se preocupassem mais com elas e deixassem a vida dos outros...
    Enfim!
    Gostei muito de ler o post! Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Revi-me neste post, fiquei a viver em casa dos meus pais até uma idade já tardia, assim como também só tirei carta aos 29 anos.Como homem era facil ser rotulado como looser a viver no sótão dos pais. No entanto, passado 4 anos sou dono do meu negócio e a vida nunca foi tão diferente. Não importa o patamar onde nos encontramos, nunca sabemos o dia de amanhã.

    www.desbloqueie-se.com

    ResponderEliminar
  7. Falou e falou bem! :)

    Mesmo tendo trabalho, nem sempre se consegue ser totalmente independente dos pais e até cada vez mais tarde, mesmo que não vivamos com eles, temos de nos sujeitar a pelo menos receber ajuda...

    Cláudia - Mulher XL
    www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
  8. Acho que cada um pode muito bem cuidar da sua propria vida né,mas infelizmente tem pessoas que não sabe o que é isso. Enfim moro com minha mae e não vejo nenhum problema nisso. Gostei do post. Segui o blog. <3


    Faça-me uma visita -> LEH BLOG | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  9. Concordo com você, mas se eu pudesse já teria saído de casa há muito tempo... sonho muito com meu cantinho só meu, onde eu escolheria onde fica cada coisa e estaria tudo bem uma baguncinha ou outra rs...

    Http://www.bremqualquerlugar.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Tenho 27 anos quase 28...estudei ja trabalhei e já estou sem trabalho l...ando louca por sair de casa e viver com o meu namorado mas nao da! Não vou só por ir, pagar renda absurda e a casa nem vai ser minha?Emprestimo neste momento nem me davam...e agora? Paciência...twnho sorte dw os meus pais não se importarem e ajudam muito. Como dia a minha mãe "enquanto puder ajudo em tudo". Mas sei de pais que é ao contrário e querem dinheiro doa filhos ( mesmo não necessitando).
    Isto há de tudo neste mundo...mas eu não estou incomodada por estar assim pelo o que os outros possam pensar, mas sim porque eu tenho necessidade do meu espaço e depois de viver "sozinha" enquanto estudei pior ainda...sei que está ba altura mas este país não nos ajuda em nada :/ agora sem trabalho mais atrasada fico.
    Mas se tu estás bem e a tua mãe também...tipo que se lixe o resto :)
    Kiss

    www.inspirationswithm.com

    ResponderEliminar
  11. As pessoas só sabem julgar! Acham que só porque moram com os pais, não tem despesas, não ajudam em casa. É como dizem, às vezes as pessoas sabem mais das nossas vidas, do que nós mesmos! Amei o seu texto!

    Bjos!

    https://oigorismo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Revi-me neste texto, é sem dúvida um dos melhores que já li!
    Infelizmente existe certas pessoas que só sabem especular, preocupam-se mais com a vida dos outros do que consigo mesmas.
    Estou seguindo, beijinhos
    https://islandgirlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. O pessoal não tem mais nada que fazer? Qual é o mal? Cada um sabe de si e faz o que quer --

    ResponderEliminar

*Obrigada por visitarem o meu blog!
*Qualquer dúvida basta enviarem um e-mail para: sweetpretender89@gmail.com
*Obrigada a todos*

Com tecnologia do Blogger.