#PrayForPortugal | #JuntosPorPedrogão

13 Comments
17 de Junho de 2017
Um dia de calor intenso, arrasador mesmo. Os meus amigos e eu saímos - contentes por estarmos juntos mas sofrendo com as temperaturas elevadas. Uma tarde divertida. Nem sabíamos o que estava a acontecer no País.
Jantei com a minha família com a televisão ligada. Li por alto algo sobre um incêndio mas nem olhei duas vezes. "Vem o calor, vêm os incêndios. Bah" - pensei sem dar grande importância. Continuei a jantar e a conversar com a família. 
Fomos sair à noite. Continuava calor. Recebo uma mensagem - 19 mortos em Pedrogão Grande. Fiquei chocada. Mas novamente pensei - ok, as chamas vão ser apagadas rapidamente e não vai tomar proporções ainda maiores. A minha inocência e optimismo às vezes deixam-me incrédula. Como eu estava enganada.
Novamente continuo a receber mensagens. É perto da Pampilhosa da Serra! E eu estive lá uma semana antes. Podia estar lá a inalar aqueles fumos tóxicos. Que arrepio na espinha! Tenho lá conhecidos - quase como família na realidade. Que aflição! Espero que não se alastre. 

Pampilhosa da Serra

18 de Junho de 2017. 
Acordo a pensar que já deve estar tudo bem. Mas só me engano...Assim que entro na página do blog uma leitora avisa-me que o número de mortos aumentou para 57. Como assim??? Foi nesse momento que me apercebi das proporções deste incêndio. Desta tragédia! 
Recebo notícias que um conhecido meu foi a correr para a Pampilhosa, preocupado com os seus familiares de lá. Como assim?? Fiquei super preocupada! Que aflição! E se lhe acontecesse algo? Sozinho, ainda por cima? Tá doido - pensei eu! Mas compreendi. Quando gostamos muito de alguém nem raciocinamos bem. Felizmente à noite recebemos boas notícias. Está bem. Os meus conhecidos estão todos bem, apesar da dificuldade para respirar por causa do fogo. Só desejo que as chamas não cheguem àquela querida Aldeia. 


É neste momento que me apercebo como a vida muda num ápice. Num segundo tudo pode acontecer. Tudo deixa de ter tanta importância. Os nossos desgostos, corações partidos, as nossas falhas,insucessos...Temos que aprender a viver cada segundo de cada vez. Aprender a dizer adoro-te e amo-te sempre. Pois nunca se sabe o dia de amanhã. Podemos estar felizes de férias e de repente somos levados pelas chamas. 

Uma tragédia cruel. Pessoas que morreram a tentar fugir. A estrada da morte....só carros completamente queimados...só de pensar no sofrimento que é...estarmos cercados pelo fogo, presos...sem sítio por onde escapar. O horror...a tristeza. Só de pensar só me apetece chorar. Destruição...famílias desfeitas...


Agora é preciso que o fogo termine. Agradeço a Espanha, França e Itália por nos terem ajudado...Mas porque é que nós não temos meios suficientes para combater as chamas? O que é que falhou? Porque é que não há prevenção? Porquê tantos eucaliptos? Só espero que esta tragédia abra os olhos a muita gente e comecem a agir...
Depois...é reconstruir. 
A solidariedade portuguesa merece ser sublinhada. Todos nos unimos... #JuntosPorPedrogao




Porque os bombeiros são super heróis.


You may also like

13 comentários:

  1. Acordei no dia do meu aniversário com esta triste notícia...nem consigo muito bem colocar em palavras aquilo que sinto...que tragédia :(

    Girls Just Wanna Have... | YOUTUBE | FACEBOOK | INSTAGRAM ​​

    ResponderEliminar
  2. Tem sido doloroso assistir a todas estas notícias trágicas. Nem quis acreditar quando, nesse dia, acordei e vi um número de mortes tão elevado! Só rezo para que isto tudo de termine, que já causou demasiado sofrimento.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Nem acredito no que está a acontecer no nosso país. É tudo tão triste...

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  4. Não ah palavras para isto =( nem em mim estou , penso sempre naquelas pessoas que tinham tudo e em uns segundos perderam tudo e não só a vida também
    não ah palavras para isto que está acontecer
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Opah é tão devastador e triste.... que tudo termine já há tanto sofrimento
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Fogo nem sei o que dizer a respeito disto... wow!
    (aquela última foto diz muito)

    Kiss kiss.*Jo
    Jo & Company Style

    ResponderEliminar
  7. Nem sei que diga sobre isto. Assim que ouvi os primeiros 19 mortos fiquei chocada, achei escandaloso. E ter visto o número a aumentar tem sido um murro no estômago :(

    ResponderEliminar
  8. Realmente é uma tragédia enorme , de forma a que as palavras nos fujam e nos deixem de boca aberta , pois é completamente assustador !! Trágico demais. Força a todos os familiares que estão em grande perdas dos seus entes queridos, enfim... ao grandes Soldados da Paz que lutam contra o "animal" assim que se refere o meu primo que é bombeiro á muitos anos, e que anda nesta vida faz muito tempo, e que também foi combater este enorme " animal" é esta a forma que ele se expressa e estou com ele. Espero que se trate mais do nosso País , com todo o mérito que merece e as devidas precauções sejam tomadas até antes destas tragédias. Vivi em Espanha durante 13 anos, e assisti uma vez a um fogo do genero em que tivemos que ser evacuados das terras , inalando cinzas no ar, o ar completamente contaminado, as estradas cortadas, e foi a Serra de São Mamede toda queimada e uma parte de Espanha naquela zona , enfim.. é um horror e aflição tremenda , só quem passa por estas situações é que sabe descrever tamanha aplição e medo, de não voltar a viver e ser engolido pelas chamas ... Fogo queima tudo! Assim como a Água invade tudo , a natureza é mais forte em tudo é nela que eu acredito a 300% . Beijokas linda .

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
  9. Já não o dispenso :P

    Opaaa! É uma dor de alma imensa e uma sensação de impotência incrível. Toda a ajuda, mesmo que pouca, vale muito :(

    NEW OUTFIT POST | Psychologists Sessions: Things That You CAN LEARN.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. Um cenário de horror que ainda não acabou...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  11. Não há palavras para descrever o que está a acontecer. Neste momento tudo o que se pode fazer é ajudar com todos os meios que podemos :(
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  12. Que o pior desta tragédia possa levantar o melhor de nós!

    ResponderEliminar

*Obrigada por visitarem o meu blog!
*Qualquer dúvida basta enviarem um e-mail para: sweetpretender89@gmail.com
*Obrigada a todos*

Com tecnologia do Blogger.