SDEC: O Que é K-POP?

13 Comments
Oláaaaa gente!
Tal como vos disse no post anterior, esta semana é dedicada ao entretenimento coreano. Hoje vamos começar pela música pop coreana mais conhecida como K-POP.


Graças ao Youtube e às redes sociais em geral tem sido possível que a música pop coreana se propague a todos os cantos do mundo, tornando-se assim cada vez mais popular. É o caso de Psy com a canção Gangnam Style, que foi um fenómeno nunca antes visto.


O K-POP apresenta elementos únicos que o define. Em primeiro lugar os videoclips ou music videos (MV) costumam ser bastante coloridos e cheios de estilo - as roupas são sempre muito bem pensadas. Para além disso, as canções são quase sempre acompanhadas de coreografias bem trabalhadas. O que torna estes artistas ainda mais talentosos: cantam e dançam ao mesmo tempo.


Os artistas são treinados desde muito cedo. As empresas costumam procurar novos talentos e quando um indivíduo começa a treinar é chamado de "trainee". Têm formação em música, dança, línguas estrangeiras, etc. Quando a empresa considera que os trainees estão prontos, acontece então o "debut". Começam então a promover o novo grupo de jovens: desde a actuarem em programas musicais, a serem convidados para programas televisivos. Após o debut, todas as outras canções lançadas a seguir são "comebacks" do grupo e o processo repete-se novamente: promover a nova canção. Nos programas musicais onde actuam existem prémios para os artistas com as melhores pontuações.


Os novos MV's são rapidamente colocados no Youtube para chegar a todo o mundo. É comum lançarem "teasers" primeiro, ou seja um video com poucos segundos para gerar entusiasmo antes do lançamento do video oficial. 


Os clubes de fãs desempenham um papel fundamental. Neste sentido, cada grupo possui um nome próprio para o seu clube de fãs e também uma cor própria. O clube de fãs de um dos grupos mais populares e bem sucedidos da Coreia do Sul, os Big Bang (até facturaram mais que os Maroon5 no último ano - vejam *aqui*) chamam-se V.I.P e a cor é o amarelo.


Dentro do grupo, cada elemento representa um papel: existe o líder do grupo, o cantor principal, o dançarino principal, o rapper principal, e o maknae (o mais jovem do grupo).


No K-POP é muito comum que existam grupos com vários elementos, e claro que os fãs acabam por escolher vários ídolos favoritos de cada grupo. Nesse caso, o nosso preferido de um grupo específico chamamos de "bias" enquanto que o nosso ídolo preferido de todos os grupos chamamos de "bias ultimate"


Tendo em conta que o K-POP se tornou tão popular principalmente na Ásia, é comum que os ídolos façam versões das suas canções cantadas em chinês ou japonês. 


"Ah mas não se percebe nada do que eles dizem". Farto-me de ouvir isto. A verdade é que quantas pessoas não pescam nada de inglês e ouvem musica cantada em inglês? xD Opah, para isso servem as traduções. Existem pessoas simpáticas que traduzem as músicas todas, e existe em português, espanhol, inglês...


Existem também algumas bandas que em vez de dançar, tocam instrumentos, como é o caso de um dos meus grupos preferidos: CNBLUE.


Pessoalmente eu só tenho dois cd's de grupos que gosto. Adoro o facto dos cd's incluírem um photobook dos artistas! 
Muitas pessoas olham para os artistas masculinos e não compreendem porque é que gostamos só porque estes costumam utilizar maquilhagem (eyeliner é super comum) e as roupas serem diferentes. São culturas diferentes e pessoalmente aprecio o facto destes rapazes terem cuidado com a sua aparência. Eu acho os homens asiáticos extremamente sexys, mas são gostos neh:)




Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre o K-POP e quem sabe não gostam de alguma musica também? 
Vou deixar mais alguns vídeos de mais algumas musicas que gosto :)










Beijinhos***


You may also like

13 comentários:

  1. Um outro grupo que também toca instrumentos em vez de dançar são os DAY6 que na minha opinião também são muito bons :D

    ResponderEliminar
  2. Gostei de saber mais acerca deste assunto, visto que não sabia nada! Foi um post interessante :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia cada musica
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook
    Temos Post novo todos dias

    ResponderEliminar
  4. Eu antes era viciada nos Big Bang, tudo começou com a "Go", uma das músicas deles, ainda adoro hoje :D

    http://thewesternwoman.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu já conhecia o k-pop, mas não sabia de todas essas informações! Isso de ser trainee é muito interessante, por isso que é todo mundo tão talentoso haha adorei o post!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderEliminar
  6. olha não fazia ideia de certas coisas, obrigada pela tua explicação

    ResponderEliminar
  7. Obrigado minha linda :D Ahahah mesmo. Quem nunca usou que atire a primeira pedra :D

    Por acaso não faz o meu género musical. Mas devo dizer-te que tenho uma prima minha que só ouve disto :P

    NEW FASHION POST | How To Wear Printed Shorts.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. Por acaso esta corrente do K-Pop já conhecia :) Afinal até conheço qualquer coisa de cultura coreana lol
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Não faz mt o meu género, mas há vozes mt boas, gostei da Taeyeon.. e gostei mais dos grupos de raparigas do que dos rapazes. Apesar de os rapazes dançarem bem, as raparigas são mais sensuais, e pessoalmente acho as raparigas mais bonitas que os rapazes :p
    mas isto pk eu gosto mais de rapazes com ar rebelde, e esses têm ar de meninos :)

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito da partilha, é sempre bom ficarmos a conhecer mais outras culturas, apesar de não ser muito o meu estilo :)

    ResponderEliminar
  11. Desconhecia quase todos pois não faz muito o meu género!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Só música boa, amei conhecer.

    http://www.glamourosasderosa.com/

    ResponderEliminar

*Obrigada por visitarem o meu blog!
*Qualquer dúvida basta enviarem um e-mail para: sweetpretender89@gmail.com
*Obrigada a todos*

Com tecnologia do Blogger.