Emprego Não Define Carácter

16 Comments
No outro dia falei sobre isto na página do blog. 
As pessoas olham para baixo e rebaixam quem não é "doutor". Quem trabalha num supermercado, em limpezas, ou nas obras. A verdade é que alguém também precisa fazer essas coisas senão quem nos atende? Todas as profissões são necessárias. Todas.

Eu estou a trabalhar numa loja agora sim. Já me olharam com ar de pena, já me mandaram arranjar outra coisa porque não é "digno". Eu tenho mestrado. E não é por isso que me sinto superior a ninguém. Não consigo arranjar estágio profissional. Também não tenho cunhas em lado nenhum. Mas eu não vivo do ar. De momento estou trabalhar ali e não vejo o mal.

O mal está no preconceito das pessoas que acham que quem não é "doutor" é um pobre coitado. Pena tenho eu das pessoas que pensam assim e não conseguem ver mais além. 
Para alguns as coisas aparecem fácil na vida deles e julgam os outros. 
Quem estiver na minha situação não tenham vergonha. Não é o vosso emprego que define o vosso carácter e valores. 
Se algum dia vou conseguir trabalhar em psicologia? Talvez sim talvez não. Mas entretanto também preciso de comer e ganhar dinheiro. Se quero ficar numa loja para sempre? Provavelmente não. Mas ainda agora comecei.


Os meus pais sempre foram pessoas humildes e os meus irmãos mais velhos também. A minha mãe por exemplo é empregada doméstica. Talvez por isso quando tirei o meu curso e fui para a faculdade nunca me senti superior a ninguém. Não fui educada assim. Quando estagiei como auxiliar de educação sempre tratei toda a gente de igual forma e com respeito. Fossem educadoras ou empregadas de limpeza. E uma das empregadas quando lhe contei que a minha mãe trabalha em casas e afins disse-me logo que devia vir daí a minha maneira de estar. Não estava habituada a que alguém com "curso" lhe falasse bem como eu falava. Porque apesar de ter mestrado nunca me fiz superior. Porque não o sou. 

Por isso me faz confusão as pessoas rebaixarem as outras pelos seus empregos. Ou se não estiveres a trabalhar na "tua área" também és coitado. E riem-se na tua cara porque foste estudar "para nada" porque vieste parar ao "supermercado".

Para mim não há a "minha área". Porque eu não tenho de apenas saber fazer uma coisa. Posso fazer várias e posso experimentar várias. Posso até descobrir que afinal sou mais feliz noutras "áreas". O que eu estudei não me define. 
Não é um canudo que nos dá educação. Que nos transforma em pessoas melhores. Em pessoas que respeitam o outro e têm valores. Isso está dentro de nós. E isso é que é importante. E sermos felizes claro

Beijinhos


You may also like

16 comentários:

  1. Tânia, os meus parabéns por este postal e pela tua forma de estar na vida. O problema de muitos portugueses é mesmo isso que disseste:"a mania da superioridade".
    Beijinhos
    www.opecadodagula.com

    ResponderEliminar
  2. Realmente tens toda a razão , cá em casa meu avó também gostava que todos os netos deles fossem tipo doutores ou advogados, mas nada disso aconteceu . mas como eu digo nem sempre encontramos o trabalho para a área que estudamos mas não custa nada tentar que pode ser um dia apareça , enquanto isso temos de estar em outro para termos o nosso dinheiro
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Há pessoas que mais valiam estarem caladas! Ainda bem que tens emprego! Isso é de louvar, conheço pessoas do meu curso (de secundário) e ainda não conseguiram arranjar nada!! Isso é que é triste.. Eu tirei um curso e estou a trabalhar noutro e sou muito feliz! E não estou arrependida de o ter tirado, abriu-me muitas portas.
    O que interessa é que és feliz e que estas ocupada :)

    ResponderEliminar
  4. Não podia concordar mais com este post.
    Durante o último ano estive a trabalhar como promotora em supermercados para poder pagar a minha experiência Erasmus (que estou a terminar agora) e nunca tive vergonha de fazer o que faço. Quando regressar a Portugal, vou voltar a fazer promoções porque estou a acabar a minha licenciatura e preciso de trabalhar em algo até arranjar um emprego "a sério". Até lá, vou juntando uns trocos...
    Aconteceu-me uma coisa que me magoou imenso enquanto estava num supermercado. A irmã de uma rapariga que foi da minha turma no secundário (que deixou de falar comigo e fez-me a vida negra no estágio só porque tirei um valor a mais na nota final...enfim) passou por mim e começou-se a rir na minha cara por eu estar ali... Fiquei mesmo revoltada com aquilo e tive de aguentar as lágrimas, não por ter vergonha daquilo que estava a fazer, mas pela crueldade daquela rapariga. As pessoas não têm noção do que a vida custa e têm este tipo de atitudes...

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente com tudo o que disseste, era bom se mais pessoas tivessem este ponto de vista (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Caga completamente de alto no que as pessoas dizem. Pessoas com esse espírito têm muito mais valor do que as que são executivos em grandes empresas mas nem olham nos olhos de quem os serve. Isso é mediocricidade humana.

    Essa coisa de "na área" está completamente ultrapassada. Aliás, na nossa geração bem que se pode começar a esquecer essa coisa de trabalhar o que estudámos. Ainda mais em cursos como psicologia, que também foi o que tirei. Hoje n faço nada disso. Tenho uma empresa. Que n tem nada a ver. Mas sinto-.me como uma estudante, ainda. Acho que hoje em dia as pessoas estão a reinventar-se e a criar novos modos de vida, que não existiam antes. E essa coisa de estudar e depois trabalhar "na área" e ficar lá até o resto da vida está cada vez mais ultrapassada.

    Rótulos são rótulos. Mas também é preciso parar para pensar no que estamos a fazer na vida. Não tem mal nenhum trabalhar num supermercado, mas se não é isso que queres para a vida, começa desde já a pensar em alternativas; não te conformes ao que tens agora só porque "tem de ser". Ou melhor, tenta não prolongar esse "tem de ser" muito no tempo. E não fiques obcecada que a única alternativa q tens é a psicologia, porque provavelmente não é.

    Se sabemos que nascemos para vencer vs. ficar conformados... cada um sabe de si. Não desistir nunca.

    Claudia
    www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
  7. És uma querida! E tenho a certeza que conseguis-te passar a mensagem e inspirar os teus leitores.
    Um beijinho querida e feliz Natal.

    https://diaryofalittlebee.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Concordo com tudo! Aliás acho que nunca li um texto tão coerente como este no que concerne a este tema tão "falado".
    Espero sinceramente que se sinta realizada e feliz seja em que profissão for!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Adorei o teu post e a tua sinceridade e humildade, caracteristicas que infelizmente cada vez são mais raras. Tens toda a razão em tudo o que dizes e não mudes, vergonha é ser "doutor" e ser incompetente, prepotente e achar que se é melhor que os outros! Beijos

    https://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Falou tudo, esse preconceito idiota das pessoas é inaceitável, rebaixam os atendentes de supermercado, mas se não os tivessem onde eles comprariam? Devemos ser sempre humildes e tratar as pessoas por elas serem quem são, não por seus empregos nem nada. Muito sucesso pra você na sua vida, beijinhos ;*

    http://segredos-sinceros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente esse tipo de pensamento existe em qualquer canto do mundo.
    Ninguém é melhor e superior que ninguém. Tenho pena de quem pensa assim.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  12. Como eu te compreendo, o problema é quando acontece com as pessoas do local de trabalho. Mas infelizmente vai ser sempre uma coisa "comum" -.-

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE

    ResponderEliminar
  13. Obrigada por este texto! Sei bem do que falas, às vezes até evito certas pessoas conhecidas só para não estar a ouvir a conversa do "coitadinha", mais parece que tenho que ser eu a reconfortar as pessoas que têm pena de mim...

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Parabéns por ser uma menina ;) com ideias tão organizadas e saber o seu real valor.
    Também concordo que TODAS as profissões são importantes, e se todos fossem realmente bons trabalhadores, competentes e exigentes no que fazem todos os dias tudo corria muito melhor aqui neste país!

    ResponderEliminar
  15. Infelizmente vivemos num mundo assim, de aparecias, de "ser superior" por X ou Y. O que é simplesmente ridículo.

    Gostei muito do post, parabens! :)

    ResponderEliminar
  16. Já ouvi esse comentário de " um cv tão bom e está em lojas". A verdade é que eu própria tenho interesse em várias coisas para além da minha área por isso não me faz confusão. De certa forma até me faz sentir bem pois sinto-me polivalente!

    ResponderEliminar

*Obrigada por visitarem o meu blog!
*Qualquer dúvida basta enviarem um e-mail para: sweetpretender89@gmail.com
*Obrigada a todos*

Com tecnologia do Blogger.