Visita Guiada ao Mosteiro de Odivelas

9 Comments
Olá gente, prontos para começar a semana do Natal?? :3 

No início do mês de Dezembro, fui com as minhas amigas, Sofia e Célia ao Mosteiro de Odivelas. Inscrevemos-nos para a visita guiada, que custou 5€. A Célia na realidade frequentou o Instituto de Odivelas (dentro do próprio Mosteiro) por isso também já tínhamos uma guia connosco ehehe. O Instituto foi criado para as filhas de militares, sendo uma escola do 5º ao 12º ano. Infelizmente este ano encerraram o Instituto, podendo as alunas transitar para o Colégio Militar (construído para os filhos dos militares), tornando-se assim numa escola mista de internato facultativo.

O Mosteiro de S. Dinis e S. Bernando, ou Mosteiro de Odivelas, é uma obra magnífica. Nunca lá tinha entrado, pelo que estava muito ansiosa! Quando entrei fiquei encantada, e abismada com o facto de anteriormente as alunas estudarem ali. Que sítio espectacular para estudar, pensei eu!
O Mosteiro sofreu algumas alterações e renovações ao longo do tempo, consoante os gostos de cada época, sendo que sofreu ainda mais alterações após o Terramoto em 1755 em que a Igreja teve de ser reconstruida. A Igreja alberga o túmulo de D.Dinis, o rei que mandou construir o Mosteiro, e ainda a sua filha ilegítima Infanta D. Maria Afonso.
No Mosteiro residiram as Freiras bernardas da Ordem de Cister, sendo que a maior parte era de origem nobre, e não se encontravam ali por vocação natural. A família das raparigas não as prometia em casamento, e assim eram protegidas no Mosteiro, onde tinham uma vida financeiramente estável graças às doações dos Reis. Estas freiras eram muito prestigiadas, ao ponto de mesmo em tempos de crise e escassez, imperava a abundância no Mosteiro, onde nunca faltou principalmente o açúcar. As freiras assim, confecionavam inúmeros doces, entre os quais a famosa Marmelada. O Rei D.João V não dispensava a Marmelada, bem como não resistia à Madre Paula, a mãe dos seus filhos, também ela sepultada no Mosteiro.
Por todo o Mosteiro encontram-se sepultadas várias freiras e abadessas, em lápides sob o chão. Existem vários corredores em que estão a caminhar sob os mortos ehehe.
Eu pessoalmente adorei a visita, e adorei conhecer um pouco sobre o Mosteiro! Aparentemente houve mais inscrições do que estavam à espera, e dividiram-nos em dois grupos, o que acabou por prejudicar um pouco. A visita foi assim, feita um pouco a correr, e eu gostaria de ter tido mais tempo para apreciar a beleza do Mosteiro, e com certeza a Sofia gostaria de ter tido mais tempo para tirar mais fotografias. No final da visita era suposto ocorrer uma caminhada por Odivelas, porém o nosso "guia" pouco ou nada comunicou connosco e não mostrou nada de especial em Odivelas. Foi tudo feito muito à pressa.




No Make Up Day!

Na Cozinha Velha





Selfie Time!
Sala dos Tectos Bonitos



Sepulturas no Chão
O Orgão que Nunca Tocou
D. Dinis
Cruzeiro de Odivelas
Igreja de Odivelas

O que acharam? :)
Beijinhos!




You may also like

9 comentários:

  1. Aqui tão pertinho e eu nunca lá fui! Tenho mesmo de ir visitar!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gente? Esse lugar é um paraíso! Só pode...

    http://blogfriendzone.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Que lugar bonito :) Realmente devia ser um lugar muito interessante para se estudar... :) Gostei!
    Beijinho
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. nunca lá fui mas parece super giro!

    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que boa visita guiada que mostraste, adorei as fotos.
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Uma visita bem interessante :) Gostei do blog e sou uma nova seguidora! :) Se quiseres "espreita" também o meu blog :)

    http://checkinonline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Olá...
    Adorei ver as fotos...
    E o post...
    Feliz Natal e feliz ano novo...
    Até, mais...
    JaqueVirtual...
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. epah, é um sítio bonito, mas o que eu adoro mesmo é o teu casaco =)

    xoxo

    ResponderEliminar

*Obrigada por visitarem o meu blog!
*Qualquer dúvida basta enviarem um e-mail para: sweetpretender89@gmail.com
*Obrigada a todos*

Com tecnologia do Blogger.