Auto-Estima: Óculos

18 Comments
Olá genteeeeee :) Tudo bem com vocês?

Desde a escola primária que preciso de utilizar óculos, e a minha visão também tem vindo a piorar desde então.
Para ser sincera, o facto de ter "quatro-olhos" nunca foi algo que me tivesse incomodado nem nunca fui alvo de bullying devido a isso.
Por isso tenho crescido bastante habituada aos óculos e nunca tive grandes problemas relacionados com isso. Pelo menos até ao ano passado, como expliquei *neste post*.


Fiquei mesmo muito triste quando a minha armação se partiu, e ainda mais triste quando a única que encontrámos para as minhas lentes era aquela preta...Não gostei mesmo nada mas teve de ser. E foi assim que comecei a pensar cada vez mais na minha visão e foi assim que a minha auto-estima relativamente a isso começou a diminuir. Não teve nada a ver com opiniões de terceiros (aliás, a minha família e os meus amigos nunca me disseram que eu ficava mal com aquela armação e sempre me tentaram ajudar nesse sentido), mas sim teve a ver com a minha própria perspectiva das coisas. Não gostava da armação, não tinha dinheiro para mandar fazer tudo novo, e sentia-me uma deficiente sem óculos porque sou mesmo cegueta. 
A armação preta que eu odiava
A armação que se partiu e que eu gostava
Entretanto, eu tinha em casa uns óculos de sol graduados cuja armação se tinha partido também há algum tempo, e numa forma subtil de me fazer sentir melhor, a minha mãe levou-me à multiópticas e encontrámos um par de óculos de sol para as minhas lentes. De facto, fez-me sentir muito melhor. Com o passar do tempo acabei por me habituar à armação nova e tudo parecia estar a compor-se, finalmente. Até que...não sei bem como nem porquê (pois eu até tenho bastante cuidado com os meus óculos) as lentes começaram a ficar cada vez mais riscadas. Ao ponto de me dificultar cada vez mais a visão...Para além de ter começado a notar que eu estava a precisar de aumentar a graduação...Isto tudo numa altura complicada em termos financeiros, e eu acabei por me sentir cada vez pior. Principalmente quando alguém me dizia "olha tens as lentes sujas" e lá tinha eu de responder "...não estão sujas, estão riscadas..."
Os meus queridinhos óculos de sol
Eu sempre tentei não falar muito do assunto, mas de vez em quando ia-me abaixo e a minha família via isso. Recentemente o meu cunhado e a minha irmã ofereceram-me a prenda do ano, e acreditem quando digo que para mim, nem precisam de me oferecer mais nada nos anos e no natal durante uns tempos!! Levaram-me à Mesoptica e lá fizeram-me um exame à visão, escolhemos uma armação nova e pronto! Finalmente tenho óculos novos, que não só adoro a armação, como também finalmente vejooooo beeeeem! Estou a habituar-me ao facto de serem maiores que todas as armações que já tive até hoje, mas estou super contente e feliz :) 




A minha auto-estima em relação a este assunto começa a aumentar, finalmente! Mas como podem ver, nem sempre são as opiniões dos outros ou o facto dos outros gozarem connosco que nos pode colocar em baixo. Nós próprios conseguimos ser os nossos piores inimigos e sozinhos conseguimos mandar-nos abaixo. O facto é que por muito que os nossos familiares e amigos nos digam que está tudo bem, se nós próprios não acreditarmos, não conseguimos estar bem.


A única coisa que me incomoda mais relativamente aos "outros", é quando acham que devem dar palpites sobre a nossa vida e que sabem tudo...Por exemplo, muita gente gosta de me dizer sempre "mas porque é que não usas lentes de contacto?? Os teus problemas acabam logo aí! :)" Pah, os meus problemas não acabam com lentes de contacto...principalmente quando mal houve dinheiro para comprar óculos...Sei que para muitos de vocês é ridículo dizer isto, e que se acham pobres mesmo comprando carros novos, telemóveis xpto, tablets e afins...mas a verdade é: se eu não tinha dinheiro para os meus óculos novos (que custam por volta dos 600€) não me vou preocupar com lentes de contacto, neh? Além disso, nem me dou bem com lentes...


Em relação à operação, cada vez mais tenho vontade de me informar sobre como funcionaria no meu caso (se ficaria realmente "curada" ou se só diminuiria um pouco a graduação), mas ao mesmo tempo continuo com muito medo. Tudo o que esteja relacionado com olhos causa-me muita impressão, então não sei se conseguiria aguentar a operação...além disso também tenho medo de ficar ainda pior, neh? Enfim, sinceramente não sei...
Com os meus óculos novos
Desculpem o testamento e o desabafo :P
Beijinhos a todos***


You may also like

18 comentários:

  1. Como eu te compreendo! Também vou fazer um post entretanto a falar dos meus problemas nos olhos que são uma imensidão haha! Mas eu, ao contrário de ti, nunca gostei de me ver com óculos porque são tão graduados que me faz os olhos parecerem berlindes. Então opto pelas lentes que me ficam a 80 e poucos euros e felizmente me adaptei bem, até acho que vejo melhor com elas. :D em relação à tua auto-estima, as armações pretas ficavam-te muito bem mesmo apesar de realmente não ser o teu estilo. Tu tens cara para óculos, gostei de te ver com todos, mas de facto os novos ganham! São mais actuais e combinam bem contigo! Grande prenda que te deram és uma sortuda! :)

    ResponderEliminar
  2. Acredito que na tua mente te sentisses insegura com a armação preta, por não gostares dela. No entanto, acho que os óculos te ficavam bastante bem.
    A questão é: ficarem-te bem é totalmente diferente de serem a tua cara. Estes novos já têm tudo a ver contigo :)

    Quanto à cirurgia, não tenhas receio. Se sentes que a visão te está a começar a limitar demasiado, tenta obter informações com médicos e descobrir pessoas que também tenham feito. Acredito que seja algo que faça impressão (a mim também faz), mas se aumentar a tua qualidade de vida, vale a pena.

    Beijinho
    Daniela
    Blog | Youtube | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
  3. É verdade a nossa vista não só nos dá muito trabalho quando nos leva a falência no que toca a óculos, felizmente embora use óculos desde os meus 7/8 anos o meu problema não é assim tão grave e a verdade é que tenho vindo a melhorar tanto que para meu agrado já não tenho de usar óculos para tudo!

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Compreendo-te porque também uso óculos, mas eu tenho complexos e acho que não fico bem com nenhuns, não gosto de me ver em fotos com eles por exemplo e tiro-os sempre para fotografar. Adapto-me bem com lentes, mas infelizmente ficam bem mais caras e não dá!
    Adoro ver-te com os novos óculos!
    Beijinho*
    Novo post no blogue
    http://thewhisperofphotography.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Como te percebo. Adorei os óculos novos!

    aborboletamoderna.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Olá Tânia, adoro os novos óculos, ficam-te mesmo muito bem, ficas com um ar mais leve, o mal dos óculos é que marcam muito, mas os teus ficam-te na perfeição. Não sei se te recordas, mas eu também usei óculos, depois passei para as lentes (usei durante muito tempo, mas claro que não são a coisa mais confortável do mundo) e finalmente fui operada. Compreendo o teu receio, é super normal, mas a operação em si não é nada do outro mundo, é apenas um pouco desconfortável porque te estão a mexer nos olhos, mas não é doloroso nem muito demorado na verdade. Tens é de ter muito cuidado nos dias que se seguem para não estragar o trabalho feito, ficas com a sensação que tens areia nos olhos, e dá uma vontade enorme de coçar, mas não o podes mesmo fazer porque senão podes ficar com a impressão digital marcada na retina e tens de repetir o processo (o que seria uma seca). Tens de ter cuidado com a luz intensa e eles dão-te uns óculos muito escuros para prevenir isso. Claro que tens de ver a tua graduação, a correção a laser só dá para corrigir quem tem até uma certas dioptrias, quem tem uma graduação bastante elevada só colocando uma lente interna, coisas que tens de ver com o teu oftalmologista. A operação corrige perfeitamente a visão, é uma sensação absolutamente fantástica, nem te sei descrever, mas a verdade é que tenho consciência plena que vou usar óculos novamente, nem que seja para ver ao perto, fui avisada disso. Mas o conforto que tive até hoje em não usar óculos/lentes ninguém mo tira, no futuro logo se vê. Outra coisa, para terminar, uma vez que eu estava isenta das taxas moderadoras, não paguei nada, fala com o teu médico de família, vê bem isso, dá um certo medo, mas na verdade foi das melhores coisas que fiz na minha vida.

    ResponderEliminar
  7. Achei que ficou super bem em vc, adorei,
    beijos.
    www.ritinhaangel.com.br

    ResponderEliminar
  8. Olá linda!
    Os óculos ficam-te lindos!
    Ainda hei de experimentar uns assim larguinhos quando for mudar de óculos.
    Revejo-me um pouco na tua situação, tenho os meus óculos há mais de um ano partidos na haste direita, vai andando a cola tudo que não há dinheiro para tudo. Tenho de ajudar em casa, as propinas e o que fica não dá para muito.
    Mas pronto, é a vida, enquanto derem estão bem para mim.
    Sobre a operação, informa-te.
    Eu cá devido a problemas graves na retina não posso ser operada.
    Beijinhos!
    PS: A nossa mente às vezes é o nosso maior inimigo na auto-estima.

    ResponderEliminar
  9. Esses óculos ficam mesmo muito bem querida !!
    Beijinhos <3

    araparigadosacores.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Obrigado minha querida! Ohn que pena :(
    Mas pronto, vou tentar aproveitar por todos vocês que me possibilitaram isto :D

    Usei óculos durante mais de 20 anos e sempre gostei imenso. Deixa-me que te diga que ficas muito bem com eles e que tens o rosto perfeito para tal :D

    NEW REVIEW POST | Gliss Hair Repair Million Gloss.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  11. Fico muito feliz por agora te sentires bem com os teu óculos novos. São realmente lindos :) A tua irmã e o teu cunhado foram espetaculares!


    MY KIND OF JOY

    ResponderEliminar
  12. Ola Linda, Tudo Bem:)
    Adoro o post:)
    Adorei, fica-te muito bem:)
    muito Obrigada:)
    Bjs Open Kloset
    Tenho Novo post sobre Sushi Design:)
    http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/05/sushi-design-restaurant.html
    Instagram:@openkloset
    Snapchat:OpenKloset

    ResponderEliminar
  13. Quando se usa óculos é muito importante estarmos à vontade com os que temos. Ainda bem que a tua irmã te ofereceu uns à tua medida e acho que são maravilhosos! =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  14. Ficam-te super bem! Uma coisa tão simples pode mesmo fazer toda a diferença na forma como nos sentimos! Pode parecer insignificante para os outros mas o importante é que agora te sentes realmente bem!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Que giros que te ficam!
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Eu uso óculos, mas para sair não, porque não gosto como me ficam. Mas estou à espera de comprar uma armação nova para começar a usar :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Se quiseres dar uso à barra de pesquisa no nosso blogue podes ver que eu (Ele) fiz uma operação à vista para deixar de usar óculos. Também tive muito receio, mas tudo correu pelo melhor e hoje em dia não uso quaisquer tipos de lentes e vejo perfeitamente bem. Foi um processo bastante simples e não há motivos para ter medos. Devias inscrever-te para te candidatares à operação. Demora algum tempo, por isso terás tempo para te mentalizar... :)
    Eu (Ela) gosto mesmo de usar óculos. É um jeito personalizado, ainda que a sociedade o ache demasiado nerd. Eu gosto. E acho os teus óculos novos mesmo giros! Não há nada como nos sentirmos bem connosco próprios!

    ResponderEliminar

*Obrigada por visitarem o meu blog!
*Qualquer dúvida basta enviarem um e-mail para: sweetpretender89@gmail.com
*Obrigada a todos*

Com tecnologia do Blogger.