As Críticas da Sociedade

25 Comments
Olá gente,

Sabem, às vezes chateia-me profundamente as pessoas assumirem que se alguém gosta de cor-de-rosa, da Hello Kitty  e de coisinhas fofinhas e já é Adulta, seja imediatamente considerada infantil, imatura, entre outras coisas. Sinceramente...

Cada um gosta do que gosta. Podemos não gostar, mas temos que respeitar. Isso é ser civilizado e educado! Eu também não gosto de muita coisa que outros adoram...mas sempre ouvi dizer que não se deve julgar o livro pela capa. Por exemplo, as pessoas com estilos que cá em Portugal dão mais nas vistas - as lolitas, góticos, etc. - vão logo dizer que eles são estranhos só porque não se vestem como vocês? Santa paciência...!

Portugal parece que ainda é muito limitado. Mentes muito fechadas, muito limitadas. Agora uma pessoa não se pode vestir como quer...Pelo menos estão vestidos, olhem se andassem nus por aí? xDD Mas agora a sério, se calhar também há falta de informação. As pessoas acham que só existe o que passa na televisão, o que é famoso, o que está na moda. Tudo fora disso é anormal. Olhem, sabem que existem muitas culturas por aí, certo? E que não faz mal gostar delas, certo? É que acham que eu sou estranha porque vejo séries coreanas. Ah, mas não é estranho ver séries americanas, neh? Gente fechada! Vão lá abrir os vossos horizontes...Uma vez disse a alguém "eu costumo assistir ao canal coreano KBS WORLD" (gente que tem NOS...vocês têm este canal, sabiam?), e responderam-me "mas o que há para ver num canal coreano??" ai sinceramente, a sério? O mesmo que há noutros canais, apenas muda a língua! Sabiam que eles também passam noticias, programas de humor, programas de entretenimento, programas de musica, séries, telenovelas? Apenas podem ser diferentes pois a cultura também é diferente. Lá os programas da "julia" são muito mais interessantes! Mas lá está, são gostos! Para vocês provavelmente ouvirem sequer a língua Coreana já vos faz impressão ao cérebro...eu cá adoro ouvi-los. Porque é que tenho de ser considerada estranha por isso?
Felizmente parece que pelo menos o Cosplay já anda abrir horizontes em Portugal. Já vão a programas de televisão...informar a malta que isto existe (já agora, sabiam que não existe limite de idade para fazer cosplay? não é coisas de crianças! Vão assistir ao reality show "heroes of cosplay" e depois venham cá falar com a Chocopink...na América há quem viva só do Cosplay! Fantástico, não é?).

E nem vou falar de tatuagens e piercings...já cheira mal toda a discriminação para com as pessoas que gostam e usam. O que vos faz assumir que uma pessoa com tatuagens e piercings é pior que vocês? Ou que é criminosa? Ai mãe...Às vezes são pessoas mais simpáticas que vocês...Just saying! Desculpem lá se ofendi alguém.

E eu gosto de cor-de-rosa. E da Hello Kitty. E tudo o que seja fofinho! Eu não perdi a minha criança interior...cresci sempre a gostar de rosa e não coloquei isso de lado porque o mundo resolveu achar que somos infantis por isso. Não. Não vou abandonar a minha identidade com medo do que os outros possam pensar. Eu assumo o que gosto. O meu carro está cheio de Hello Kitty's! Chamem-me infantil à vontade! O meu quarto é cor-de-rosa e uma criança provavelmente iria gostar muito dele! Mas que posso eu fazer, se eu acho os quartos de "adulto" tão monótonos e aborrecidos? Mas sabem uma coisa? Sim, posso ter atitudes "infantis" pois sou pessoa para me rir muito, para brincar com as pessoas. E há muita gente que se sente incomodada com isso. Desculpem, não gosto de andar sempre séria com a mania que sou muito crescida e muito "lady".
Mas não se deixem enganar só porque sou uma pessoa jovial e que gosta de coisas fofas. Isto nunca me impediu de amadurecer, e de me tornar uma pessoa que pensa com a própria cabeça. Sou à mesma uma pessoa que consegue ser séria quando tem de ser, que forma opiniões, que debate, que se sabe comportar consoante as situações. Eu cresci. Apenas não perdi os meus gostos.

Sejam vocês mesmos. E respeitem sempre o outro. 






You may also like

25 comentários:

  1. Eu acho fofo as capangas bullies com vinte e tal anos . Se tivesse um zoo era um animal desses que queria enjaulado. Mas cada um tem as suas pancadas.
    😂😂😂

    ResponderEliminar
  2. Tânia,

    É a primeira vez que comento no teu blog, já o sigo há algum tempo e por ter notado que este foi o teu segundo post "critico", decidi comentar.

    É verdade que há um mundo lá fora, mas porque criticas as pessoas que acham estranho o facto de veres um canal coreano? Pensa pelo lado de uma dessas pessoas que te pergunta porque vês esse canal, ou que chama "estranho" os teus gostos internacionais: com tanto a acontecer em Portugal porque é que ela vê um canal coreano? Porque especificamente esse canal? Porque só esse canal?

    Assim como tu gostas de coisas internacionais sinto um certo criticismo desnecessário ao facto de indirectamente dizeres que as pessoas com gostos um pouco mais "nacionais"/"rústicos" não poderem ter esse tipo de gostos, ou então de serem consideradas pessoas menos interessantes porque vêm programas como o Você na Tv e coisas dentro desse registo.

    Compreende também a estranheza de certas pessoas perante os teus gostos pessoais como a Hello Kitty e o cor de rosa. A realidade é que o crescimento é constituído por fases, e esta fase do "cor de rosa" é predominante nas crianças... Daí as pessoas ficarem um pouco sem saber com o que esperar. Mas acredito que depois de te conhecerem percebem que são apenas gostos. As pessoas não tiram essas ilações apenas para te magoarem...

    Acredito que tenhas os teus momentos em que não sabes porque é que não te compreendem, ou porque é que o mundo não pode ser um pouco mais como tu... Tens que parar para pensar que há ainda bem pouco tempo tivemos uma revolução que, graças a deus, fez nos sair de uma sociedade opressora para aquilo que somos hoje. Mas infelizmente ainda somos uma sociedade muito envelhecida, fisica e mentalmente, o que faz com que haja este choque de mentalidades. Para a sociedade em que vivemos hoje tens que compreender que não podes esperar determinadas coisas de determinadas pessoas. Nós, jovens, fazemos parte de uma geração de mundança. É uma frase cliché mas "a vida é mesmo assim".

    Concluindo: acho que tens direito à tua opinião como é óbvio, mas acho que deverias de pensar um pouco antes de fazeres aquilo que não gostas que te façam a ti: criticar. Cada um tem os seus gostos assim como teus os teus. Cada um tem as suas ideias, as suas experiências... Ou seja, tem um pouco mais de tolerância. Mesmo para aqueles que não a tem contigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia!
      Antes de mais, MUITO obrigada pelo teu comentário! Gostei bastante de o ler!

      Não tenho nada contra quem tem gostos nacionais! Eu pessoalmente não vejo, mas também não vejo APENAS o canal coreano como deste um pouco a entender com o teu comentário. Se calhar no meu post ficaste com essa sensação! Eu vejo muitas séries americanas, e gosto bastante de ver também o axn, fox, foxlife, tlc, A&E, entre outros! Gosto de muita coisa fora do que é asiático também.

      Não acho que as pessoas que vejam conteúdo nacional sejam menos interessantes, é o gosto delas! Mas pela minha experiência, as pessoas tendem é achar-me a mim menos interessante por gostar de outras coisas, por não ver o mesmo que elas, e chamam-me estranha directamente na cara. Tal como acontece por gostar de cor-de-rosa e da hello kitty, chamam-me infantil sem me conhecerem de lado nenhum. Se não pretendem magoar-me porque é que o fazem? A maioria dos meus amigos não gosta de cor-de-rosa e da Kitty mas nunca me julgaram por isso, nem mesmo quando não me conheciam bem ainda!
      E sim, o crescimento tem fases. Mas se fores ao Japão provavelmente encontras muitas pessoas vestidas de Lolita e não lhes apontam tanto o dedo como cá...cá tudo é motivo para se ser gozado.

      Quanto ao choque de mentalidades, concordo plenamente. Mas sabes que já fui mais criticada pelos mais jovens do que pelo mais velhos? Aliás, acho que nunca nenhuma pessoa mais velha me criticou por gostar ainda da Hello Kitty...mas os da minha geração sim, são esses que gozam comigo, apontam o dedo e me chamam nomes...

      Queria apenas com o post que as pessoas entendessem que não temos todos os mesmos gostos e para não chamarem logo nomes às pessoas que não são iguais a elas. Antes disso, podiam tentar compreender. É muito desgastante dizeres que a tua banda preferida é coreana e nunca ninguém ouviu falar e olham para ti como se fosses uma maluca. Poucas foram aquelas que se interessaram em saber como é a industria musical de lá, que em nada tem a ver com a nossa ou com a americana. Enfim...


      Eliminar
  3. As pessoas têm que ter sempre algo para criticar ou para comentar. Eu sou de um meio pequeno e é o piorio. É não dar importância e sorrir de cabeça erguida :)

    ResponderEliminar
  4. Olá

    As pessoas gostam de criticar só porque sim. Não têm nada mais que fazer do que chatear a vida dos outros. Eu adoro rosa aliás pelo meu blogue vê-se logo ehehehe e da Hello Kitty e da Betty Boop :)

    bjs

    http://tricotdaticha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. és tão novinha minha querida... e quanto mais anos passarem mais podre verás o pais em que estás.. o preconceito, a cusquice, o factorC.. é tudo tão podre que chega a cheirar mal... preocupa-te ctg e com as tuas opiniões... isso sim é o fundamental.... ah não sou fã da Kitty.. mas sou do Taz hehe e de coisas fofas tb....

    ResponderEliminar
  6. perfil Susana Maria: eu acho que cada qual deve de ser livre de usar o que quer e nas cores que quiser sem discriminações

    ResponderEliminar
  7. Adorei este post e acho que disseste tudo :) Ainda bem que não perdeste os teus gostos e que gostas de coisas diferentes porque todos nós gostamos de outras coisas, não somos todos iguais.
    Eu também vejo series ou telenovelas (ainda não sei bem o termo certo :P) coreanas, taiwanesas e japonesas e adoro *-* *-* adoro a cultura asiática e ouvir a língua deles e as suas músicas e quem não gosta temos pena cada um é como é :D
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu comentário! É verdade, não temos que ser todos iguais e gostar das mesmas coisas.

      Supostamente são chamados de "dramas". Eu costumo mais ver coreanas, mas já vi uma taiwanesa muita gira!! Chama-se "Just you" e adorei eheh.
      Pois, mas há quem ache estranho ouvirmos musica asiática xD Mas ouvir one direction já é na boa...enfim é triste!

      Beijinhos*

      Eliminar
  8. Oi, te desafiamos numa tag. Beijos, linda!
    http://gemeasonblog.blogspot.com.br/2015/06/tag-nossa-historia-em-dez-musicas.html

    ResponderEliminar
  9. Já passei por muuuita discriminação e criticas --'
    Uma pena que as pessoas cuidem tanto da vida alheia ao invez das delas néw que raiva disso =/

    Adorei o post!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Acho que é puramente falta de conhecimento! Por exemplo conheci o cosplay através de um colega/amigo da faculdade até lá - nunca tinha ouvido falar - não aprecio, mas respeito! Relativamente ao resto - haters gonna hate! Siga pá frente!
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, por vezes é mesmo falta de conhecimento. O que em certos casos até compreendo porque por exemplo o cosplay não é ainda muito divulgado cá (apesar da comunidade ter crescido a olhos vistos nos últimos anos!) mas lá está! Tu respeitas. Ninguém é obrigado a gostar seja do que for, mas apontar o dedo e gozar é feio...Principalmente quando nem sabem o que é e gozam assim à descarada. Enfim!
      Obrigada pelo teu comentário!

      Eliminar
  11. Oh querida, tenho tanto para comentar a este respeito!

    Muitos se calhar não sabem mas Rita Pereira (sim, a Rita Pereira das novelas!) também é fã da Hello Kitty e no entanto a ela não lhe chamam de infantil e imatura (talvez só por ser famosa, não sei).

    E em relação aos estilos alternativos (independentemente de terem ou não tatuagens e piercings) já nem digo nada! -.-' Sou mega fã dos Tokio Hotel desde 2007 e, sendo eu a única fã dos TH numa turma de ''betinhos'', já estás mesmo a ver a ''bocas'' que não tive que aguentar ligadas a isso (que os fãs de TH eram todos ''emos'', que andavam sempre de preto, que cortavam os pulsos e blá blá blá.).

    Em suma: caga para essa gente. Não canses a tua beleza com gente ignorante. Não vale a pena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha não fazia ideia que ela gostava da Hello Kitty! :O

      Eu já fui fã dos Tokio Hotel xD E ainda tenho algumas coisas deles, tipo cd's e coisas do género! óbvio que na altura também levei com bocas...qualquer coisa é motivo para as pessoas implicarem. Gostam disso!

      Obrigada pelo teu comentário! :)

      Eliminar
    2. Agora já sabes! :P Acho que já não é tão "extrema" como dantes mas penso que continua a gostar. Que tinhas sido fã dos TH também não sabia! Procura as músicas "Run run run", "love who loves you back" e "feel it all" que são algumas das músicas novas deles. estão fantásticas!


      http://tanialisting.blogspot.pt/

      Eliminar
  12. como te compreendo Tânia, é exactamente por esses pensamentos das pessoas que ainda tenho vergonha de partilhar algumas coisas com as pessoas ( nomeadamente o meu gosto por coleccionar e jogar cartas Pokemon >.< ). Apesar de ainda não me considerar totalmente adulta sei que não é normal uma pessoa em vias de terminar um curso tenha, digamos, este interesse em 'coisas de criança'. Admiro a tua 'coragem' para partilhares os teus gostos com o mundo, eu sinceramente ainda não sou capaz de o fazer, quem sabe um dia <.<

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenhas vergonha! Não há nada de "anormal" em ti! A sociedade é que tem a mania de querer ditar o que é ou não normal, e depois tudo o que saia fora disso pronto é alvo...mas não devia ser assim. Temos que ser todos iguais? Não!! E acredito que haja muita gente a esconder os seus gostos com medo do que os outros possam pensar!! Olha conheço muitas pessoas que adoram Pokemon!! Mais novas e mais velhas que eu inclusive! E jogam imenso, seja com cartas ou nas consolas...opah e são felizes assim! Quem é que tem o direito de lhes apontar o dedo se não estão a fazer de mal e são felizes? Por isso a sério, um dia de certeza que também vais ter essa "coragem" e depois até vais sentir que tiraste um peso de cima :P Beijinhos grandes e obrigada pelo teu comentário!

      Eliminar
  13. Eu adoro a kitty ahahah e um maximo :) quem tiver mal que se mude nao e pelos outros que vou mudar

    ResponderEliminar
  14. Opah essas pessoas quando eram pequenas também não adoravam chupar um belo chupa -chupa, um gelado, uma chiclette ou receber uma surpresa?
    Pergunto-me se elas deixaram de comer o que lhes lembram a infância e não se sentem crianças quando recebem uma prenda ou uma surpresa.
    Hello Kitty e o rosa não faz de ti (nós) pessoas imaturas.

    aii lá pro raio da sociedade!
    EU SOU COR DE ROSA ponto :D

    ResponderEliminar
  15. Eu acho que infelizmente, hoje em dia, existem "certos" padrões, comportamentos que as pessoas ditaram como "normais" e tudo o que seja diferente, ou que não acompanhe esse"padrão normal" é esquisito.
    E quanto á questão das tatuagens, concordo contigo: não é o fato de uma pessoa ter tatuagens que a torna uma pessoa pior, ás vezes acontece mesmo o que dizes, essas pessoas até são mais simpáticas

    ResponderEliminar
  16. Olá :) encontrei agora o teu blog, li este post, e venho agora comentar.

    Antes de mais parabéns! Devo dizer que tens uma mente bastante crítica ao contrário de muita gente que conheço. E és a primeira pessoa para além de mim que vejo a fazer um post sobre não ser necessário abandonar os nossos gostos só porque, supostamente, passámos da "idade para essas coisas".

    Como digo no meu blog,é ilógico e ridículo que alguns gostos (os aceites pela "sociedade") possam ser mantidos o tempo que nos apetece e que os outros (os não aceites) devam terminar quando chegamos à idade de "parar com essas coisas". Ou seja, que só porque os nossos gostos diferem dos "aceites", tenham de ter data de validade. E que sejamos considerados imaturos só porque os mantemos e não desistimos deles. Pior ainda só quando querem mudar os nossos gostos por força do medo (veja-se o caso dos emos no Iraque, espero bem que a chacina tenha acabado. Os nossos media noticiaram este autêntico ataque aos direitos humanos? Nope, eles ralam-se mais com quem implantou silicone).

    Recentemente contei no meu blog um caso que me aconteceu relacionado a isso mesmo. Basicamente estava a experimentar roupa (sou adepta do estilo gótico) e a rapariga da loja viu e quando a minha avó falou com ela (não me lembro o quê), ela disse que não era o estilo dela mas que já tinha vestido só preto (vestir só preto não é igual a ser gótico, lá está o típico esquecimento que existe toda uma cultura por trás) e deixou-se disso quando teve de procurar emprego. "Ai e tal é só uma fase, vai ver. Aos 19 já tinha deixado isso" e a minha avó "mas ela vai fazer 21 anos" e eu disse "eu visto-me de forma diferente desde os 14" enquanto pensava "raios que é uma longa fase". E enquanto fui trocar de roupa, sei que ela continuou com essas coisas, pois conseguia ouvi-la do provador. Estando eu à procura de emprego, irei ouvir isto mais vezes. Mas tal como já afirmei outras tantas, não é necessário deixar o estilo de lado só porque se vai trabalhar. É preciso adaptar-se (apesar de não concordar muito com isso pois piercings, tatuagens, cabelo colorido não afectam em nada a prestação da pessoa, mas enquanto a sociedade estiver como está, pouco se pode fazer. Mas não se deve deixar de tentar).

    Tal como disse uma vez "(...) Muita gente não compreende que ser alternativo é como ser uma pessoa dita "normal". Os gostos simplesmente diferem. E não passa pela cabeça de ninguém que uma pessoa "normal" mude os seus gostos porque passou a "idade para essas coisas". (...)" e subscrevo todas e cada uma dessas palavras.

    E tem mais "(...) E porquê? Porque para algo que gostem, não existe uma idade. E isso é verdade quer sejam alternativos ou não. Mas, por algum motivo que desconheço, é aceitável continuar a ter certos gostos até se ter idade para a reforma, e é inaceitável continuar a ter outros. Isto porque alguns gostos são considerados como "rebeldia aos valores da sociedade" pelo comum dos mortais. Da mesma forma que os gostos do comum dos mortais podem ser classificados como "excessivo capitalismo" ou outro epíteto do género pelos alternativos. (...)". E quem me disser que pessoas diferentes não tem sucesso, bem, tenho uns quantos nomes a apontar que provam o contrário :P

    Enfim, tudo isto para dizer que concordo contigo, e que não deves mudar por nada nem por ninguém :) gostas, continua. Imaturo é quem quer mudar as pessoas à força, não quem insiste em manter-se fiel a si mesmo!

    Bat Kisses

    PS: o meu blog, caso queiras dar uma vista de olhos a tópicos deste género é: http://emonika.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oláaaaa! :)
      Muito obrigada pelo teu comentário <3 E obrigada pelo elogio!

      Concordo plenamente com tudo o que disseste!!! E acho muito triste as pessoas acharem que certos gostos são "fases" e temos que parar de nos vestir como gostamos porque senão, não arranjamos emprego! A nossa sociedade tem um longo caminho a percorrer em termos de aceitação do outro...Tal como disseste, a prestação da pessoa num emprego em nada tem a ver se tem piercings ou não!
      E realmente as pessoas não entendem que vestir-se de preto e ter um estilo gótico são coisas diferentes....Enfim!
      E claro que nós somos logo anormais porque ainda gostamos de coisas que a sociedade acha que não é para a nossa idade! Pronto, sou uma pessoa super imatura porque gosto de cor-de-rosa ahaha! É a tal coisa de julgar as pessoas pela capa...

      E sim os nossos media só relatam o que lhes interessa...tristeza! -_-

      Vou sim dar uma vista de olhos no teu blog!!! :)
      Muito obrigada!!! ^^

      Eliminar
    2. Olá outra vez :)

      Não tens de agradecer! É a pura das verdades!

      E sim, às vezes acho que os nossos media tentam dar a ideia que o mundo é um PLP (Pretty Little Paradise), onde crimes graves de discriminação e coisas do género são inexistentes. Vou dar-te um exemplo que me chocou: o homicidio de Sophie Lancaster. A moça foi assassinada porque era gótica, cá ninguém noticiou. A mãe criou uma fundação, está a conseguir mudar mentalidades, trabalha com a polícia e com escolas. A polícia de Manchester foi a primeira a considerar ataques a pessoas de subculturas como crimes de ódio, e foi aí que os nossos jornais noticiaram. Porquê? É algo inaudito. Muitos dos artigos que li apresentaram essa noticia como algo chocante, do género "porque é que eles iriam fazer isso???". Poucos falaram na fundação. Menos ainda explicaram o caso como deve ser. Ninguém disse nada sobre o trabalho da senhora para evitar que tais crimes se repetissem. E ninguém referiu a quantidade de casos graves (um rapaz até teve a sua orelha cortada) que já aconteceram depois do da Sophie. E nenhum jornal ainda se preocupou a dar seguimento à noticia quando sairam as primeiras estatísticas (ok 21 crimes não é muito, mas para algo que, segundo algumas pessoas, não necessitava de legislação....ainda é bastante).

      Tudo para dizer que Portugal ainda tem muito que avançar.

      Bat Kisses

      Eliminar
    3. Acho ridículo !!! -_- Devia haver sim legislação....é também um crime de ódio! As pessoas realmente têm uma mente muito fechada! :\

      Portugal tem mesmo MUITO que avançar, que horror!

      Eliminar

*Obrigada por visitarem o meu blog!
*Qualquer dúvida basta enviarem um e-mail para: sweetpretender89@gmail.com
*Obrigada a todos*

Com tecnologia do Blogger.