Uma Experiência Com os Meus Amigos

9 Comments
Oi gente tudo bem com vocês?


No ano passado surgiu a ideia de a minha melhor amiga e eu propormos um desafio aos nossos amigos: durante um dia não utilizar calão ou estrangeirismos e quem o fizesse ia perdendo pontos.
A verdade é que algumas palavras parece que começam a fazer demasiado parte do vocabulário de muitas pessoas - não digo todas claro - como por exemplo o bué, tipo....ou mesmo WTF, OMG....e eu tenho muita mania de dizer palavras soltas em inglês como por exemplo Random, Awkward, Nice, Still...
Então o desafio era falar sem utilizar essas palavras/expressões. E eu ia apontando quem cometia "erros" incluindo os meus. Foi de facto muito interessante e ainda muito divertido. Começámos a notar mais a frequência com que utilizamos esses termos e começámos mesmo a traduzir tudo para português. Nesse dia durante o jogo Pokémon Go que tem muitas expressões em inglês os meus amigos começaram a traduzir tudo para português e foi muito engraçado. 
Verifiquei que os rapazes mais facilmente não cometiam "erros". Acabaram por ganhar às meninas. 
A palavra bué acabou inclusive por ir parar aos dicionários tendo em conta a regularidade com que os jovens a utilizam em vez de muito. Contudo não deixa de ser uma palavra que não convém ser utilizada num discurso mais formal. Neste desafio verificamos que a nossa utilização de todas estas palavras é demasiado frequente. Tudo bem que estamos entre amigos e o nosso discurso não necessita de ser formal, todavia deixou-me alarmada e preocupada. Não creio que há uns anos atrás eu dissesse tanto estas coisas como agora. E se num contexto formal deixo escapar um YA? Não pode ser. 
A experiência correu bem mas não o fizemos o dia inteiro pois não aguentamos. Espero voltar a repetir o desafio e começar a estar mais atenta.
O que é que acharam?
Beijinhos*


You may also like

9 comentários:

  1. É uma boa brincadeira pra fazer a gente prestar mais atenção no que fala. Eu acho que não conseguiria porque algumas palavras em inglês já se tornaram mais comum pra mim. Aqui no Brasil a gente até mistura inglês com português como é o caso da palavra busão, que é bus mais o aumentativo ão. Eu tinha uma professora que dizia que é criatividade em excesso.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  2. Adorei esse desafio, acho que não ia aguentar muito tempo também, rs.

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  3. E essas não são as mais graves, porque aquilo que se vê em programas como SS é com cada palavrão, não fica nada bonito uma miúda dizer palavrões!!! enfim jovens!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  4. Que desafio! Tenho que o propor a mim mesma. É nestas alturas que damos conta da quantidade de vezes que usamos determinadas expressões.
    Beijinhos, The Fancy Cats | Kawaii Box Giveaway

    ResponderEliminar
  5. Acho que não aguentava uma hora se quer ahahah ai de mim xD

    ResponderEliminar
  6. Eu acabo por praticar diariamente. No meu local de trabalho tenho de ter imenso cuidado com as palavras que uso, claro que por vezes lá sai.. e só me apetece rir! Mas com o tempo começa a ser mais fácil :)

    Beijinhosss

    ResponderEliminar
  7. Também tenho que experimentar esse desafio porque essas palavras já estão tão incluídas no meu dia-a-dia que nem dou conta o:

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar

*Obrigada por visitarem o meu blog!
*Qualquer dúvida basta enviarem um e-mail para: sweetpretender89@gmail.com
*Obrigada a todos*

Com tecnologia do Blogger.