Faculdade | O Dia Que Tardou a Chegar

16 Comments
Olá gente, tudo bem?

Hoje tenho uma grande novidade para contar que não podia deixar passar em branco...depois de tanto sofrimento finalmente terminei o Mestrado.


A verdade é que eu já devia ter terminado há algum tempo, mas deparei-me com obstáculos pelo caminho que me impossibilitaram de terminar mais cedo.
Passei realmente um mau bocado e confesso que quase caí em depressão, chorava imenso e sentia-me inútil porque não conseguia terminar a tese. Não tive a ajuda que necessitava e só de pensar na tese e de ir às aulas na faculdade sentia um enorme desconforto. A única pessoa que na altura conseguia compreender a minha angústia, até porque passou pelo mesmo, foi a minha colega de turma Andreia. Sempre tentámos ajudar-nos mutuamente. Ela foi o meu maior pilar nesta fase da minha vida! 
Acabei por desistir, pois não estava realmente a resultar e só me sentia em baixo.
Ingressei novamente. Resolvi começar a tese do zero, com uma nova orientadora. Senti-me muito melhor, senti-me orientada e senti que finalmente tinha a ajuda que precisava.


Eu acabei por associar apenas pensamentos e sentimentos negativos à tese, apesar de me sentir muito melhor quando recomecei do zero. Não gostava de falar do assunto.
Os meus amigos acabaram por me apoiar imenso e acreditam mais em mim do que eu própria. Sempre me disseram que eu ia conseguir terminar a tempo, e que eu ia conseguir defender a tese e passar. Eu até hoje sempre duvidei disso mesmo.
Eu entreguei a tese em Janeiro. Nem sei bem como, nem sei como consegui. Mas estava feita...Esperei este tempo todo para a defender. Marcaram a defesa da minha tese para hoje. Nem contei a ninguém...só a minha mãe sabia a data.
Estive sempre notoriamente nervosa durante a defesa...mas consegui. Apresentei e respondi às perguntas o melhor que consegui. Eu só pensava que ia chumbar...Mas os meus amigos sempre me disseram "não vais nadaaaa, não sejas tonta!". E eles tinham razão. Hoje enfrentei o meu medo e terminei o Mestrado.


Até podem pensar "ai que miúda parva" mas a verdade é que quando não temos a ajuda necessária no momento certo, e quando nos fazem sentir mal com o nosso trabalho e quando nos tratam como se tivéssemos que nascer ensinados, eventualmente pode conduzir a stress, e até pode levar a depressão. Foram de facto momentos complicados para mim, e nem toda a gente reage da mesma maneira perante as mesmas situações. Eu não tive a resiliência necessária, nem os mecanismos de defesa adequados, para na altura conseguir superar o meu obstáculo. Contudo, percebi que não estava a resultar, e que o melhor era recomeçar. E assim o fiz. Enfrentei o meu medo apesar de tudo, e hoje posso dizer que sou Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde.


Muito obrigada a todos que estão desse lado. Durante esta fase complicada, o blog também contribuiu bastante, pois foi também um pilar para mim. Todos vocês desse lado deixam-me muito feliz!
Obrigada à minha família e aos meus amigos por tudo!


Beijinhos grandes a todos! :) ***


You may also like

16 comentários:

  1. Parabéns! :) Eu bem sei o que é fazer uma tese sem ajuda e com maus orientadores, mas, felizmente, correu tudo bem! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Por teres consigo ultrapassar esse obstáculo e por teres concluído o Mestrado! :)

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns, tenho bastante orgulho em saber que conseguiste <3

    ResponderEliminar
  4. Muitos Parabens, princesa :D
    Bjinhossss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns! Sei bem o quanto é difícil fazer a tese sem apoio (o meu orientador nem vê-lo sem ser para assinar papéis) e a minha área nem é medicinal.
    Orgulha-te bastante dos teus feitos! Mais que a tese, aposto que deves estar super orgulhosa de ultrapassares os teus medos.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  6. Parabéns!! Agora prepara-te para a próxima etapa :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente existem imensos casos de orientadores que só desorientam e não apoiam nada! Muitos parabéns pela tua coragem e determinação e por teres terminado este ciclo!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Parabéns por esse conquista, não vejo a hora que a minha chegue ao fim, mas ainda vai demorar alguns períodos pela frente.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderEliminar
  9. Obrigado :)

    Sei bem o que isso é. Muitos parabéns <3

    NEW OUTFIT POST | Free Style.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Tânia! :)
    O que importa é que no fim todo o esforço valeu a pena. Qualquer obstáculo na nossa vida serve para nos melhorar, para nos ensinar e tenho a certeza que tudo o que passaste teve um propósito.
    Boa sorte para o resto do teu caminho. :)

    ResponderEliminar
  11. Parabéns por teres conseguido passar essa fase e a teres vencido. Compreendo algumas das coisas que dizes, nem sempre somos bem acompanhados, e depois acabamos nós por ter todo o peso ás costas

    ResponderEliminar

*Obrigada por visitarem o meu blog!
*Qualquer dúvida basta enviarem um e-mail para: sweetpretender89@gmail.com
*Obrigada a todos*

Com tecnologia do Blogger.