Dê Sangue ~ Salve Vidas

10 Comments
Olá gente! 

Venho novamente tocar neste assunto: a doação de sangue. Eu já tinha escrito um post sobre a minha experiência *aqui*, e outro sobre algumas dúvidas em relação à doação *aqui*.

Eu considero a doação de sangue um acto solidário e como sabem, pode salvar vidas. Um dia também nós podemos precisar, e gostaríamos que alguém tivesse tido a amabilidade de perder uns minutinhos da sua vida a doar sangue. Compreendo que para algumas pessoas exista um medo ou mesmo uma fobia de agulhas, e outras que por motivos de saúde não possam mesmo doar, mas todas as outras por favor...acreditem em mim que não custa mesmo nada! Vocês mal sentem a pica :) Depois basta ficarem ali mais ou menos 5 minutos de braço esticado e pronto acabou! Não demora muito tempo e não dói, e vocês são sempre bem tratados pelas enfermeiras. No final da doação, oferecem sempre lanche e não vos deixam ir embora a não ser que tenham a certeza que estão bem. Isto porque podem sentir-se um pouco fracos, no entanto isso também é algo que depende da pessoa. Na minha primeira doação senti-me fraca e tonta, pelo que tive de ficar deitada durante algum tempo até recuperar. No entanto, nas outras vezes, não senti nada :) Estive sempre bem!

No dia 27 de Março (eu sei, já foi há imenso tempo xD) foi o Dia Nacional do Dador de Sangue, e eu tinha recebido um e-mail umas semanas antes do banco de voluntariado de Cascais a perguntar se queria ser voluntária nesse dia. Existia o turno da manhã e da tarde, e eu escolhi o da manhã. Basicamente nesse dia, um autocarro esteve presente nos jardins do Casino de Estoril pronto para quem quisesse doar sangue. O nosso trabalho como voluntários consistia em distribuir panfletos de divulgação nas redondezas, apoiar na recepção aos dadores e ainda ajudar no preenchimento das fichas de triagem. Para quem não sabe, antes de doarem sangue, têm que preencher um questionário sobre a vossa saúde e depois são vistos por um médico que irá então dizer se estão aptos ou não para doar sangue! Durante a manhã, ainda nos ofereceram um lanche pois estávamos ali há algumas horas ehehe.

Tenho a dizer que gostei imenso da experiência como voluntária nesse dia, conheci pessoas novas e senti-me bem :) No final do turno, doei sangue juntamente com outro voluntário que por acaso foi a primeira vez dele :D! E correu tudo bem. Todos sempre muito atenciosos connosco! 

Também ainda trouxe algumas coisinhas para casa, um t-shirt, um porta-chaves, um pin e uma caneta :) Há uns tempos quando doei sangue no IPO, enviaram-me um cartão para casa. Mas agora tenho um "a sério" ahaha finalmenteeee queria tanto xD.

As mulheres podem doar de 4 em 4 meses, e na próxima vez que for doar queria ver se "arrastava" alguns amigos meus ehehe. Pelo menos a minha sobrinha já manifestou interesse em ir comigo :) YAY! Arrastando uma pessoa de cada vez...ahaha.



UUUUUH parece horrível neh? Mas acreditem que as aparências enganam ehehe. 


Para mais informações e para saberem onde podem doar num local mais perto de vocês vejam neste site *aqui*.

Já agora, ficam a saber que os resultados da vossa doação ou vos é enviada por carta ou recebem um sms a avisar que está tudo bem com vocês (ou não neh...)


Beijinhos a todos e continuação de uma boa semana <3 




You may also like

10 comentários:

  1. Muito legal sua iniciativa flor, parabéns!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Que legal tudo isso *-*
    Queria ter o peso mínimo para poder fazer isso </3
    Só n entendi o cartão.. para que ele serve?
    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      O cartão serve para a identificação dos dadores de sangue. Quando doamos sangue, apresentamos o cartão que tem o nosso número e assim é possível verificar quantas doações já fizemos, etc. Antigamente também servia para não pagarmos taxas moderadoras nos hospitais e centros de saúde, mas o governo já retirou esse privilégio aos dadores em Portugal...
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Que pena :T
      Pensei que você fosse Brasileira xD

      Eliminar
  3. K bom :) ainda bem k ha pessoas como tu...eu também gostava mt de poder doar sangue mas infelizmente não posso por problemas de saúde. Bem haja a quem o faz :)

    ResponderEliminar
  4. Que bom! É um gesto muito bonito.
    Adoro o teu blogue ^^

    Beijinhoos

    Deixo aqui o endereço para visitares o meu blog http:://cantinhodasuu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que existem pessoas que o podem fazer

    ResponderEliminar
  6. Em Novembro volto ao IPO, infelizmente nao posso dar sangue pk sou doente oncológica :(

    ResponderEliminar

*Obrigada por visitarem o meu blog!
*Qualquer dúvida basta enviarem um e-mail para: sweetpretender89@gmail.com
*Obrigada a todos*

Com tecnologia do Blogger.