A Dádiva de Sangue

21 Comments
Olá :)




Hoje o post é sobre a Dádiva de Sangue. Alguns de vocês já devem saber que eu já doei sangue, pois este ano cheguei a falar disso aqui no blog neste post e também na página do facebook do blog. Infelizmente, ainda só doei duas vezes na vida, mas espero vir a doar mais vezes...estou para combinar com os meus amigos para lá voltarmos!

Para mim doar sangue é a coisa mais simples de sempre, pois não dói nada e é só estar numa maca deitada com o braço esticado e pronto...Na primeira vez que doei senti-me um pouco tonta e fiquei com o braço negro, mas nada de alarmante. Na segunda vez, correu tudo de forma muito suave, não me senti mal nem nada. Depois da doação, sentia-me pronta para outra! xD Sempre que vou doar sangue, as enfermeiras são muito simpáticas e deixam-nos à vontade...primeiro pedem-nos para preenchermos um questionário, fazem-nos umas perguntinhas, e pronto. Depois da doação, oferecem sempre lanche e bebidas! Têm sempre muito cuidado connosco, o que me faz sentir muito bem.

Eu sei que para muitas de vocês doar sangue é assustador, mas eu desde pequenina que nunca tive medo de agulhas (nunca tiro os olhos do braço quando me vão espetar...não me faz impressão e eu gosto de saber o que me estão ali a fazer...), e depois de 9 dias internada devido a uma operação que eu expliquei *aqui* ainda menos medo tenho de agulhas, pois fui espetada tantas vezes...uma pessoa habitua-se! 

Um dia na Lusófona deram-me um pequenino cadernito com 20 dúvidas em relação à Dádiva de Sangue que eu achei interessante partilhar com vocês algumas, e talvez vos incentive a tomarem a iniciativa...


1. Para dar sangue, terei que fazer uma inscrição prévia?  NÃO. Para quem não sabe, doar sangue basta vocês aparecerem quando quiserem e pronto! Vão preencher um questionário, e o vosso cartão de dador depois ser-vos-à enviado para casa!

2. Eu já tive várias doenças no passado, poderei ser dador de sangue? Depende! Mas quando vocês vão doar sangue, um médico vai fazer perguntinhas sobre isso tudo, e no final dirá se podem ou não doar sangue! Mas por exemplo, se estiverem constipados, não podem doar durante uma semana pelo menos...

3. O sangue doado, não irá fazer-me falta? NÃO. Podem doar sangue à vontade, que não vos vai prejudicar a saúde! É-vos recolhido 450ml de sangue, o que corresponde a menos de 10% do volume total de sangue no vosso organismo. 

4. O meu tipo sanguíneo será mesmo necessário? TODOS os tipos são necessários, mesmo os mais comuns! Lembrem-se que um dia vocês poderão precisar de sangue...

5. Conseguirei ultrapassar o meu medo de doar sangue? SIM!!! É perfeitamente natural sentirem-se nervosos na primeira vez, mas depois vão ver que passa! 

6. Ainda não atingi a maioridade, poderei dar sangue? NÃO. Só a partir dos 18 anos...

7. O meu peso será suficiente para dar sangue? É necessário que pesem 50kg ou mais.

8. Já dei sangue este ano, posso repetir a dádiva? SIM. Os homens podem doar de 3 em 3 meses e as mulheres de 4 em 4 meses.

9. Sei que já existem muitas pessoas que dão sangue. A minha dádiva irá fazer a diferença? SIM. Existem muitas pessoas a dar sangue, mas também existem muitas pessoas que todos os dias precisam...Um dia poderão ser vocês!

10. Onde poderei dar sangue? Podem deslocar-se ao Instituto Português de Sangue - existe em Lisboa, Porto e Coimbra - ou podem ir ao site do IPS e ver os horários das dádivas nos hospitais mais próximos de vocês. Eu por exemplo, já doei no IPO de Lisboa.

11. Quanto tempo terei de despender para doar sangue? Aproximadamente 30 minutos a uma hora.

12. Será que o meu sangue presta? Uma amostra do vosso sangue será analisada! Se houver algum problema, vocês serão notificados.






Beijinhos :)



You may also like

21 comentários:

  1. Great photos! I love your blog.

    I hope that you visit my blog too and maybe follow: http://spiked-soul.blogspot.com/ :)
    Have a nice day!

    Elwira

    ResponderEliminar
  2. Um gesto incrivel da tua parte! Mas eu e ficar preso a máquinas com seringas hummmm ^^^

    xoxo
    Tiago Aleixo
    http://www.arcanusunknown.com/procer

    ResponderEliminar
  3. Sou uma medrosa com estas coisas mas acho um gesto muito importante :)

    ResponderEliminar
  4. Eu já fui uma vez mas estava com um pouco de anemia, e não pude. Entretanto nunca mais fui a um local para doar. Sou sincera meu receio era: sentir me tonta e mal. Mas penso que estando com enfermeiros por perto estou segura portanto.. não tarda vou doar também :)

    Beijo
    Sofia G

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu na primeira vez que doei senti-me tonta, tive que ficar durante uns minutos deitada...mas depois passou, também estava rodeada de enfermeiros e tinha ido com um amigo que me apoiou também :) Na segunda vez não me senti mal de todo! :) Experimenta ir um dia! Beijinhos

      Eliminar
  5. Que lindo fazer isso.
    Nunca doei sangue porque costumo ter a tensão baixa... mas sempre fiquei curiosa quanto a doar. Ainda o farei um dia.

    Gostei muito das FAQ, respondeu algumas das minhas dúvidas.

    Parabéns pelo gesto.

    http://talkingtosirens.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!^^ Fico feliz que te tenha ajudado de certa forma! Beijinhos

      Eliminar
  6. Gostei do seu Blog, convido a aderir ao meu.
    Joaquim Carlos
    Presidente da Direcção da ADASCA
    ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO?
    Site:http://www.adasca.pt/
    Blogger
    http://aveiro123-portaaberta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. já tentei doar uma vez. digo tentar porque a colheita teve de ser interrompida visto que quase desmaiei a meio :/ acho que era por na altura ser bem mais leve do que sou agora e não tinha comido muito de manhã. ainda quero voltar a tentar. muitas vezes! :)

    http://maisumblogdegaja.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas na altura não te perguntaram o peso nem o que é que tinhas comido e a que horas? É que normalmente pergunta e se não o fizeram é um pouco grave...Há pessoas que por muito que queiram simplesmente não podem doar sangue, há organismos que provavelmente não aguentam! Mas se pesares 50 ou mais agora, experimenta doar! Vai a um hospital :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Boa iniciativa Tania, sempre bom ajudar. Muito bem!!!
    Estas tao gira na primeira foto.

    ResponderEliminar
  9. perfil Susana Maria: Parabéns pelo seu gesto. É um exemplo para todos os que ainda não são dadores de sangue.

    ResponderEliminar

*Obrigada por visitarem o meu blog!
*Qualquer dúvida basta enviarem um e-mail para: sweetpretender89@gmail.com
*Obrigada a todos*

Com tecnologia do Blogger.